Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Assembléia de Deus, é Centenária e segue avante





Chegamos aos 100 anos. E quem podia imaginar que dois missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, que chegaram em Belém  do Pará, a um século atrás, movidos pelo Espirito Santo,  iriam iniciar um movimento de evangelização pentecostal que se espalharia pelo Brasil e pelo  mundo?
Eles tiveram muitas dificuldades  com idioma, e  ainda sofreram com a falta de recurso financeiros, pois não havia nenhum centro de missões para sustentá-los. Entretanto , pregaram uma doutrina que foi rejeitada por alguns, mas aceita por outros, e assim nasce a igreja  Assembléia de Deus,  escrevendo sua  história  com muitas  perseguições  e lágrimas, mas também com muitas vitórias. Hoje, quando eu leio nos jornais, noticias sobre o centenário da Assembléia de Deus, eu glorifico ao nosso Senhor, pois no inicio, a imprensa não gostava da gente, eles nos perseguiram e nos difamaram. Mas hoje nos procuram para nos entrevistar, e eu glorifico a Deus por isso.
Tenho uma imensa satisfação  por ter nascido e crescido em berço assembleiano, esta instituição tem contribuído com a sociedade, com a evangelização, a igreja oferece elevação espiritual, social e econômica.  Quando alguém se rende a Cristo, o aceitando como o único Senhor e Salvador, crendo que só Ele pode o religar novamente a Deus, é menos um drogado, menos uma  prostituta, menos um assaltante, ou seja, é na verdade mais um que foi  arrancado do caminho das trevas, e por aí vai. Com essa satisfação podemos bater no peito e dizer: Nós somos a geração do Centenário!
 Mas também temos alguns problemas, afinal não somos perfeitos. E a Assembléia de Deus, em sua trajetória continua enfrentando dificuldades,  são tempos duros, vencidos pelas transformações. Houve tempos, que achávamos que iríamos morrer, mas o Deus  do impossível mudou a nossa sorte, nos dando vitórias que superaram as nossas expectativas. Nem sei como expressar a minha alegria pelo que tenho vivenciado nesses últimos dias.  
Como no passado a fé dos pioneiros, fez com que nascesse uma igreja missionária,  depois de cem anos, devemos nos voltar para o ontem para tentar construir o resto do amanhã. Temos como  líder, o Pr Samuel Câmara, que tem feito a obra de Deus com muito empenho, amado por muitos e odiado por tantos outros também, mas uma pessoa como eu e como você.
Foi construído um Centro de Convenções com capacidade para 20 mil pessoas em apenas um ano, só Deus para fazer isso. O Pr Samuel foi desacreditado, muitos diziam que ele não ia conseguir, que estava fazendo uma loucura, que ele ia endividar a igreja, e outras coisa mais horríveis foram ditas por aqueles que não vivem no amor de Deus. Também foi inaugurado um museu histórico nacional das Assembléia de Deus, uma avenida, que é bem grande, pois no inicio seria um passagem bem pequena próximo do templo de Belém, mas Deus preparou outra bem grande e nos surpreendeu novamente, glórias a Deus!
E a festa no estádio Mangueirão! Meu Deus! Como é lindo ver o agir de Deus! Todo aquele povo junto, unido com um só propósito de louvar e adorar a Deus! Dizem que mais de 100 mil pessoas estiveram ali.Em pensar que uma semana antes,  a CGADB organizou uma festa genérica do Centenário. Mas, nos dias 16,17 e 18 de junho, podemos vivenciar o que Deus faz quando o povo se  une.
 Na festa da CGADB, o Pr Firmino com Pr Samuel Câmara e esposa, compareceram no evento, não foram convidados, mas assim mesmo estiveram lá, e foram muito bem recebidos, e o Pr José Wellington com sua esposa, também vieram celebrar conosco no mangueirão.
Mas, o centenário é o inicio de uma nova caminhada, na qual temos que refletir sobre qual legado deixaremos para a futura geração? Enquanto   Jesus não volta, temos que continuar seguindo avante, mas do jeito que a coisa tem andado ultimamente vamos deixar um legado da denominação mais desunida que já existiu.
Deixo aqui o meu elogio, pois Deus tem usado os seu servos para fazer sua obra, tem muita gente séria que realmente faz a obra por amor a Deus, mas também deixo a minha crítica, porque sei nesse meio tem aqueles que são puramente hipócritas, amantes de si mesmo, que estão aí envergonhando ridicularizando o Evangelho de Cristo.
Como pode, uma igreja crescer tanto em seu organismo e ao mesmo tempo ser tão divida e desunida? Como pode?
Que Deus continue nos abençoando!
Helena Damasceno.