Páginas

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

ENTRE O PECADO E O PERDÃO



Não se passa diretamente do pecado ao perdão. O perdão existe. E ai de nós se ele não existisse. O perdão retira um fardo de sobre as costas que ninguém suporta. Só o perdão pode levantar a mão de Deus que pesa dia e noite sobre aquele que está em pecado. O perdão acaba com o senso de culpa, com os pesadelos. Com a agitação nervosa, com o sobressalto. O perdão restaura a saúde e o bom humor. O perdão devolve a alegria que o pecado roubou.
Mas há um problema muito sério, impossível de ser contornado. É que entre o pecado e o perdão há uma passagem obrigatória que se chama arrependimento. Deus não autoriza ninguém a falar em perdão sem falar antes em arrependimento. Tanto João Batista quanto Jesus iniciaram a sua pregação com este apelo: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus (Mt 3:2, 4:17). Quando a multidão, que estava em Jerusalém no dia de Pentecostes, perguntou aos apóstolos o que deveriam fazer frente à forte convicção de pecado que tomou conta dela, Pedro respondeu de imediato: arrependei-vos... (Atos 2:38).
Sem arrependimento o perdão não acontece. Perdão sem arrependimento estimula o próximo pecado e gera cinismo. Perdão sem arrependimento não cura ninguém, não transforma ninguém. Perdão sem arrependimento não torna ninguém ex-assassino, ex-idólatra, ex-avarento, ex-adúltero, ex-sodomita. Perdão sem arrependimento pode encher os templos religiosos mas não enche a Igreja do Deus Vivo. Perdão sem arrependimento é uma blasfêmia contra a santidade de Deus.

Paulo Rogério Petrizi

4 comentários:

  1. Concordo contigo mana, tem gente que acha que não precisa se arrepender, acham que tem que permanecer do mesmo jeito. Adorei seu texto. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. É verdade amiga! obrigado pelo seu carinho! bjs...

    ResponderExcluir
  3. Oi,Helena, tudo bem?

    Tenho visto (e apreciado) seus comentários lá na Rô e quando resolvo dar outra espiada em seu espaço me deparo com este texto enxuto e muito claro. Didático e profundamente bíblico. Só não entende quem está cego espiritualmente e com o coração fechado.

    Muto bom texto que, inclusive, vejo como uma espécie de complemento aos comentários e texto de nome "Acerca do Jardim" lá no meu blog.

    Cada vez mais percebo com alegria que essa "conspiração" vem do Vento que sopra onde quer...

    beijos,

    R.

    ResponderExcluir
  4. Graça e Paz
    Helena,
    Prabéns pelo blog ,que DEus continue a lhe abençoar.
    Em Cristo,
    Cláudia Mariz
    http://saronperfume.blogspot.com

    ResponderExcluir