Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

MENDIGO POR PROFISSÃO



Hoje nas grandes e pequenas cidades, o que mais se vê são pessoas pedindo esmolas.
Como se não bastasse o grande número de pedintes nas ruas, agora eles estão também dentro dos ônibus coletivos. Você ao sair de casa, se depara com pessoas pedindo nos faróis das ruas, nas praças, portas de supermercados, e nos ônibus.
Mas, isso não é nenhuma novidade, pois desde os tempos antigos eles já existiam. Pessoas que vivem em completa miséria, sem uma boa saúde, com muitas necessidades, que não tem uma casa pra morar, não tem família e se tem alguém de sua família, não lhe conhece ou é rejeitado mesmo.
Acontece, que eu não estou falando de pessoas que estão passando por uma situação de tanta miséria assim. Eu estou falando, de pessoas, que tem uma família, tem um lar, as vezes está com a saúde perfeita , mas que se tornou mendigo por opção, resolveu ganhar a vida pedindo porque não quer trabalhar mesmo , pessoas que vivem assim porque gostam do que fazem, pedem esmolas porque já fizeram disso a sua profissão, a “profissão mendigo”.
Aí eu pergunto: dar ou não dar esmolas?
Sei que nesse meio tem os que são de fato necessitados, mas, e aqueles que são aproveitadores? Que mentem pra se darem bem. É impressionante como eles agem pra conseguirem as esmolas, c ontam cada história rsrs...
Aqui em minha cidade tem uma senhora, que tem mais ou menos uns oito filhos, e nenhum trabalha, todos vivem pedindo, e pasmem, tem casa própria, e andam muito bem vestidos quando não estão na “profissão”(pedindo esmolas). Me disseram que eles não cometem nenhum crime pois não roubam e sim pedem. Já ouvi falar que essa será a profissão do futuro.
Então, eu continuo perguntando: Você costuma dar esmolas sem se importar se a pessoa está te enganando ou realmente precisando ?
Dar ou não dar esmolas?
Texto de Helena Damasceno

3 comentários:

  1. Olá Helena,
    Conheci seu blog através do blog da Ro. Amei conhecer seu espaço. Venha conhecer o meu. Deus a abençoe. bjs

    ResponderExcluir
  2. Penso duas vezes antes de dar qualquer coisa a alguém na rua...fico imaginando se é verdade ou não..as pessoas procuram sempre o caminho fácil, mentem ..usam a pobreza..a doença..a dor..as crianças para sensibilizar..é muito díficil saber que tá falando a verdade ou não..
    Prefiro dar para alguém que está prestando algum serviço..limpando um carro..vendendo um doce..fazendo alguma arte na rua..etc..


    Seguindo seu blogue sua visita será um alegria..

    Shalom no vínculo daquele que nos chama para amar

    ResponderExcluir
  3. Oi Helena, me interessei pelamatéria do seu blog.
    Eu e meu falecido marido evangelizamos varios anos na extinta Funabem e na Cinelandia no centro do Rio de Janeiro e também vimos de tudo. Num destes encontros um mendigo que vivia na rua com toda a familia tocou uma bela música ao violão. Ela nos contou que aquela era a opcào dele. Ser mendigo.
    Des te abencoe.
    Visite meu blog.
    http://denisefigueiredopassos.blogspot.com/
    Kisses.
    Denise Passos

    ResponderExcluir