Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

CILADAS DO EU



Todos nós carregamos uma profunda necessidade de impactar de forma positiva as pessoas que nos cercam. Nosso ser clama desesperadamente por reconhecimento e admiração. Nossa ânsia por uma boa auto-estima é como um poço profundo, um vazio insaciável que nunca dirá: Estou suprido! Por maiores que sejam as realizações que alguém possa alcançar, todas elas terão um limite e um prazo de validade.

Li em algum lugar, que cedo ou tarde, alguém se encarregará de colocar os nossos troféus no cesto do lixo. Por isso a Palavra de Deus nos adverte: “Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo – a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens – não provém do Pai, mas do mundo. O mundo passa e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” - 1 João 3.15-17. (NVI)

Somente Deus pode preencher nosso vazio. Toda tentativa de saciar a auto-estima nos valores do mundo é inútil, pois nada daquilo que encontramos aqui é realmente seguro ou definitivo e o nosso ser anseia por algo que seja eterno. Assim, somente quando encontramos a fonte da vida, quando somos reconciliados com nossa verdadeira origem e destino, o nosso ser se aquieta. Talvez ninguém tenha expressado esse estado de alma de um modo tão real e tão poético como o Rei Davi: “Senhor, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo. Espera, ó Israel, no Senhor, desde agora e para sempre” – Salmo 131.1-3.

É possível alcançar esse estágio de maturidade espiritual? Sim. É fácil? Não, pois mesmo para aqueles que já passaram pela porta apertada da conversão, resta ainda o difícil desafio de aprender andar pelo caminho estreito, esse pequeno espaço onde toda a nossa segurança repousa exclusivamente em Deus. Pode parecer contraditório, mas somente é livre aquele que consegue se mover dentro desse estreito limite; somente pode viver sem grandes preocupações consigo mesmo, “aquele habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente” – Salmo 91.1.

Eu sei que isso funciona; é o alvo que venho tentando alcançar, mas frequentemente travo grandes batalhas comigo mesmo, por perceber o quanto minha velha natureza ainda quer roubar a cena.

Há poucos dias tive uma longa conversa com uma pessoa bem-sucedida. Dessas pessoas que alcançaram de forma lícita os seus objetivos e que por conseqüência, despertam merecida admiração. Então, talvez impressionado com seu testemunho, ao invés de falar abertamente das minhas próprias convicções, me vi concordando com tudo o que ela dizia. Por alguma estranha razão busquei mais ser simpático do que ser verdadeiro.

Depois, a sós com Deus, fiquei profundamente envergonhado. Por que eu não fui mais claro quando lhe falei a respeito da minha fé? Por que concordei com conceitos que de fato não concordo? Por que me senti pressionado a ser simpático? Que vantagem eu obtive agindo desse modo? Definitivamente Jesus não agiria assim!

Não sei ao certo o que aconteceu, mas sei que ao me permitir qualquer distração, volto a manifestar as atitudes de uma pessoa da qual sinceramente não tenho a mínima saudade. Talvez muitos até gostassem dela, mas só eu sei o tamanho do vazio que havia em seu interior e o peso do fardo que carregava nas costas.

Pr.Armando Paulo Castoldi

5 comentários:

  1. Maravilhoso este texto. Fala muito com todos nós. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Helena, serva de Deus, mulher muito amada, tudo bem?

    Vim agradecer a sua visita no blog e encontrei uma boa mensagem do Pr. Armando.

    Eu creio que Deus faz com que os troféus querecemos na terra que nao venha dele, vá embora assim como veio, derrepente.

    Bjim para vc e um otimo fim de semana.

    Pra Thaís Itaborahy

    www.palavradevidaaocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá grande amiga Helena!
    Passei para te ler e desejar uma bela continação de semana! Seja minha seguidora lá no meu "Transpondo Barreiras"!

    Um carinhoso beijo.

    José Sousa

    ResponderExcluir
  4. A PAZ DO SENHOR! AMEI O SEU BLOG, JÁ ESTOU TE SEGUINDO E COLOQUEI O SEU BANNER NO MEU, SE VC QUISER DEPOIS VAI LÁ VÊ TÁ! DEUS TE ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  5. A PAZ DO SENHOR AMADA! VIM AGRADECER PELA VISITA, OBRIGADA, DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir